Existem dois caminhos para a contratação de projeto:
1 - Na fase inicial da construção do empreendimento: destinado para quem deseja personalizar a planta padrão da construtora, de modo que o apartamento seja entregue modificado, resultando em economia de custos, redução de tempo e eliminação de uma reforma após a entrega do imóvel.
2 - Na fase final da construção: entre 4 a 6 meses antes da entrega do imóvel.
Entre 3 a 6 meses.
Entre 3 a 8 meses, dependendo da complexidade.
O registro de responsabilidade técnica (RRT), é o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de arquitetura e urbanismo possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o conselho para realizar tais atividades.
Entre 3 a 8 meses.
Após a avaliação dos orçamentos, o proprietário(a) avalia e seleciona os profissionais que irão executar o projeto.
Economia de custos, personalização do espaço, valorização do imóvel, adequação às necessidades do proprietário(a), qualidade de vida, conforto térmico, acústico e lumínico, aproveitamento do espaço, funcionalidade, praticidade, identidade e etc.
Com base na estimativa de tempo dedicado para elaborar os projetos e serviços. Após a análise da complexidade do trabalho, o arquiteto apresenta diferentes propostas para melhor atender o proprietário(a).
Na reunião inicial de alinhamento, o arquiteto aplica o questionário individual contendo informações sobre estilos de projeto, tipos de iluminação, revestimentos, materiais, estilo de vida, e entre outros itens que vão nortear a criação do projeto com atmosfera exclusiva.
É um documento emitido pela prefeitura que comprova a conclusão da construção de um imóvel e que está autorizado para moradia.
Cada projeto necessita de plantas e projetos diferentes, geralmente os projetos residenciais, comerciais e corporativos possuem: Planta baixa – Layout, Imagens 3D, Planta baixa – Iluminação, Planta baixa – Elétrica, Planta baixa – Climatização, Planta baixa – Iluminação, Planta baixa – Construir / Demolir, Planta baixa – Paginação de Piso e Rodapé, Planta baixa – Água e Esgoto, Planta baixa – Gás, Projeto de Marcenaria, Projeto de Marmoraria, Projeto de Interiores e Quantitativo de Materiais.
Planta baixa, Imagens 3D, Planta de Cobertura, Elevações, Planta de Situação, Planta de Locação, Detalhamentos, Quantitativo de Materiais, Quadro de Esquadrias, Quadro de Índices Urbanísticos e Quadro de áreas.
Qualidade no acabamento final na entrega da obra, cuidado e segurança com os materiais, economia de tempo e custos, assessoria após a construção, agilidade na execução de tarefas, organização do espaço, fiscalização e controle da obra e etc. Essas características são encontradas principalmente em empresas de construção e reformas, é o caminho mais indicado para a melhor execução de um projeto.
Os materiais são escolhidos pelo proprietário(a) com o apoio técnico do arquiteto. Antes do início da elaboração do projeto, o arquiteto juntamente com o proprietário(a) visitam lojas para conhecerem os materiais disponíveis no mercado. Após a elaboração e entrega do projeto, o proprietário(a) escolhe as lojas que deseja adquirir os materiais.
Sim. Neste caso a reforma será feita em partes de modo interferir o mínimo possível a rotina do proprietário(a).
Na primeira reunião com os prestadores de serviço na obra, o arquiteto explica o projeto e direciona cada profissional. Após esta etapa, acontecem as visitas técnicas para orientar, fiscalizar e acompanhar o processo de execução de obra. Ao final da obra, o arquiteto realiza com o proprietário(a) a verificação de todos os acabamentos realizados para possíveis ajustes finais antes da entrega. Após a entrega da obra, o profissional realiza assistência ao proprietário(a) de até 90 dia úteis.
Na reunião inicial de alinhamento, a pauta sobre o investimento previsto é levantada. A partir dessa informação, o arquiteto projeta de forma eficiente no uso de revestimentos, marcenaria, marmoraria, iluminação e entre outros itens, para melhor atender as necessidades do proprietário(a).
Sim, na visita técnica inicial com o arquiteto, o profissional apresenta estimativas de custos com base em sua experiência de projetos e obras realizadas.
Através de visitas técnicas com o arquiteto nos imóveis, o profissional apresenta as vantagens e desvantagens de cada planta, soluções para possíveis reformas, avaliação das condições atuais do imóvel, elaboração de croqui para visualização de ideias e apoio técnico para a melhor decisão de compra.